(41) 3085.5385

Entre em contato

 

C.FED – Projeto obriga construção civil a contratar pelo menos 10% de mão de obra feminina

Celio Neto > Notícias  > C.FED – Projeto obriga construção civil a contratar pelo menos 10% de mão de obra feminina

C.FED – Projeto obriga construção civil a contratar pelo menos 10% de mão de obra feminina

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2856/11, do deputado Jânio Natal (PRB-PA), que obriga empresas da área de construção civil a contratarem pelo menos 10% de mulheres. A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-lei 5.452/43).

O projeto também altera a Lei de Licitações (8.666/93) para tornar obrigatório a inclusão desse percentual mínimo para contratações de mulheres no edital de convocação ou, quando houver dispensa de licitação, no contrato administrativo.

Discriminação

O autor explica que o objetivo é combater uma inexplicável resistência à contratação de mulheres na área de construção civil. “Os empreiteiros normalmente ignoram as vantagens do trabalho feminino e não se sensibilizam com estudos, segundo os quais, a atitude sempre mais cautelosa e detalhista das mulheres contribui para a edificação de prédios mais confiáveis”.

O autor acredita que, uma vez obrigadas a contratarem mais mão de obra feminina e a vencer injustificáveis preconceitos, as empreiteiras da área – até por visarem lucro – logo passarão a admitir mais mulheres.

Fonte: Câmara dos Deputados

Sem comentários

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.